Os exames oftalmológicos de rotina são essenciais para garantir a saúde dos seus olhos e do organismo de maneira geral. Isso porque os olhos podem indicar muito sobre o nosso corpo e seu funcionamento.
Ainda assim, muitas vezes a oftalmologia acaba excluída das listas de check ups anuais que as pessoas realizam.
Para ajudar nisso, no artigo de hoje, vamos te mostrar 5 exames essenciais para incluir na sua lista.
Acompanhe a leitura!
Por que você deve incluir o Oftalmologista no seu check up?
Muitas doenças oculares são silenciosas e não apresentam sintomas evidentes. Aliás, em muitos casos, o problema só começa a se manifestar abertamente quando já está em um estágio avançado e possui menores possibilidades de abordagem de tratamento.
Por isso é importante visitar o oftalmologista regularmente e fazer os exames de rotina para identificar possíveis problemas precocemente. Somente um especialista poderá identificar os menores sinais como a indicação de algo maior.
Continue lendo para descobrir quais são as principais avaliações de rotina que você precisa fazer todo ano!

Avaliação da acuidade visual
A avaliação da acuidade visual é o exame mais conhecido e consiste em ler letras e números em uma tabela a uma determinada distância. Este é fundamental para diagnosticar problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
É importante lembrar que mesmo se você já usa óculos ou lentes de contato, é necessário realizar essa avaliação anualmente para garantir que o grau esteja sempre atualizado.
Aliás, em muitos casos, quando se identifica que não há alteração no grau de refração, a cirurgia pode ser uma boa alternativa para o fim do uso de óculos e lentes de contato.
Vamos falar mais sobre isso nos próximos conteúdos, fique atento!
Medição da pressão intraocular
A medição da pressão intraocular é um exame simples e indolor que permite avaliar a pressão dentro do olho. Essa medida é importante para diagnosticar a possibilidade de Glaucoma, doença que pode levar à perda irreversível da visão se não tratada.
A recomendação é que esse exame seja realizado a cada dois anos para quem não tem histórico de Glaucoma na família e anualmente para quem tem.
Exame de fundo de olho
O exame de fundo de olho permite avaliar a retina, nervo óptico e vasos sanguíneos. Esse exame é fundamental para detectar doenças como a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.
A recomendação é que esse exame seja realizado anualmente para quem tem mais de 60 anos ou histórico de doenças oculares na família.
Teste de visão de cores
O teste de visão de cores avalia a habilidade de enxergar cores e detectar daltonismo. Esse exame é importante para detectar possíveis alterações na visão que podem estar relacionadas a doenças oculares.
A recomendação é que esse exame seja realizado pelo menos uma vez na vida, preferencialmente na infância ou adolescência.
Tonometria
A tonometria é um exame que mede a resistência da córnea e ajuda a detectar doenças como o Ceratocone. Esse exame é importante para avaliar a saúde corneana e prevenir possíveis complicações.
A recomendação é que seja realizado a cada dois anos para quem não tem histórico de doenças corneanas na família e anualmente para quem tem.
Como vimos acima, os exames oftalmológicos de rotina são fundamentais para garantir a saúde dos seus olhos e prevenir possíveis complicações.
É importante lembrar que as recomendações podem variar de acordo com a idade e histórico familiar de cada paciente, por isso, é importante consultar um oftalmologista para avaliar qual a frequência ideal de exames para você.
Não deixe os cuidados com você e a sua saúde para depois!
Conte com quem entende do assunto!
A Clínica de Olhos RETINA – Dr. Marcelo Piletti coloca à disposição dos seus clientes um atendimento clínico, diagnóstico e cirúrgico completo na área de retina.
Nossa equipe lhe aguarda para uma avaliação individualizada, buscando sempre o seu conforto e a solução mais eficaz para o seu problema.