Glaucoma – precisamos entender mais sobre o tema

O Glaucoma é uma doença silenciosa que afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas acima dos 40 anos, somente no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira do Glaucoma. Justamente por ser discreta, cerca de 70% dos pacientes só descobrem que estão sofrendo com o problema quando está em estágio avançado.

No mundo inteiro esta é a maior causa de cegueira. O problema é que esta é uma condição que, quando já identificada em seu início, pode contar com diversas abordagens de tratamento, evitando a perda da visão.

No artigo de hoje vamos compreender mais sobre o problema, suas causas e possibilidades de acompanhamento.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Vamos compreender o que é, de fato, o Glaucoma?

Esta é uma doença ocular crônica que afeta o nervo óptico, responsável por transmitir as informações visuais do olho para o cérebro. Neste caso, o principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular, que se dá quando o líquido dentro do olho, o chamado humor aquoso, não faz a drenagem adequadamente.

Quando nenhum cuidado é aplicado, esse acúmulo de pressão pode levar à lesão progressiva do nervo óptico e, consequentemente, à perda gradual da visão.

Por que o problema se desenvolve?

As causas exatas da doença ainda não são completamente compreendidas pela medicina. Porém, além do aumento da pressão intraocular, outros fatores como a falta de fluxo sanguíneo adequado para o nervo óptico, a idade avançada e a predisposição genética podem desempenhar um papel na sua ocorrência.

Quais sinais o Glaucoma vai demonstrar?

Os sintomas da doença podem variar de acordo com o tipo de quadro e também da situação geral de saúde de cada paciente. Outros fatores são levados em consideração, como hábitos diários e histórico médico pessoal e familiar, por exemplo.

No entanto, na maioria dos casos, a doença é assintomática nas fases iniciais, o que torna ainda mais importante a realização de exames oftalmológicos regulares, especialmente para pessoas com os fatores de risco que foram citados acima, como idade avançada, histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular elevada, diabetes e miopia.

À medida que a doença avança sem supervisão, alguns outros sintomas podem aparecer, como:

  • Visão embaçada
  • Perda de visão periférica (visão de túnel)
  • Halos ao redor das luzes
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz

É importante ressaltar que, se não for tratado, o glaucoma pode levar à cegueira permanente, conforme dados que vimos inicialmente.

Como é possível solucionar o quadro?

Existem diversos tratamentos disponíveis para o glaucoma, cujo objetivo principal é controlar a pressão intraocular e preservar a saúde do nervo óptico.

Alguns tratamentos comuns incluem:

Procedimentos a laser: Alguns procedimentos a laser, como a trabeculoplastia seletiva a laser e a iridotomia a laser, são utilizados para melhorar o fluxo de fluido dentro do olho, reduzindo a pressão intraocular.

Cirurgia filtrante: Em casos mais avançados, pode ser necessária uma cirurgia filtrante, como a trabeculectomia, para criar uma passagem adicional para o fluido sair do olho e diminuir a pressão.

Colírios: Os colírios são a forma mais comum de tratamento inicial para o glaucoma. Esses medicamentos ajudam a reduzir a produção de humor aquoso ou aumentar o seu fluxo para diminuir a pressão intraocular.

Vale ressaltar que somente a avaliação profissional pode identificar o problema desde cedo e então desenhar o melhor caminho de tratamento.

Conte com quem entende do assunto!

A Clínica de Olhos RETINA – Dr. Marcelo Piletti coloca à disposição dos seus clientes um atendimento clínico, diagnóstico e cirúrgico completo na área de retina.

Nossa equipe lhe aguarda para uma avaliação individualizada, buscando sempre o seu conforto e a solução mais eficaz para o seu problema.

Agende sua consulta!

Gostou da notícia? Compartilhe nas suas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Entrar em contato

Retornaremos o contato assim que possível